setembro 07, 2015

Fim do III Festival de Cenas Curtas

E chega ao fim mais uma edição do Festival de Cenas Curtas da Casa de Cultura Nildes Tristão Prieto. A casa foi inaugurada após falecimento da poeta Nildes, quando sua filha Ligia Prieto voltou do Rio de Janeiro para dar continuidade ao lindo trabalho que sua mãe havia iniciado. Ligia Prieto traz consigo seu marido Fernando Lopes Lima, para ajudar nesta incrível missão. Ambos escolheram este caminho para seguir para o resto da vida, lá na adolescência. Quando chegaram em Campo Grande para fundar o 'Grupo Casa - Coletivo de Artistas', a bagagem teatral já era imensa. Não tinha como não dar certo.


A primeira edição do Festival aconteceu em Junho de 2014, a segunda em Dezembro de 2014, e agora a terceira edição chega um pouco atrasada, mas com muita energia, com muita gente animada para o teatro!


A cada edição, o nível dos alunos e das cenas melhora horrores! Parecia impossível, mas Ligia e Fernando vem crescendo cada vez mais com a direção de novos talentos. Digo impossível, porque parecia ser impossível essas pessoas tão fodas conseguirem ser mais fodas ainda! São os melhores diretores do Brasil! Já na segunda edição do Festival, tivemos a ajuda de um aprendiz de diretor, que meteu muito mais o dedo nesta terceira edição. Luciano Risalde vem chegando para entrar mais forte na equipe, e começar a crescer muito desde cedo!

Ainda temos aquela parte do mundo que ninguém vê, que ninguém lembra, que são os produtores. Porque no teatro, não existe apenas a direção e a atuação, mas também o cenário, o figurino, a iluminação, a sonoplastia, o transporte, a divulgação, as aulas, o administrativo, a alimentação, o etc. Além de Ligia Prieto, Fernando Lopes Lima e Luciano Risalde, temos Kelly Figueiredo, Leticia Campos, Thaisa Contar e Yasmim Fonseca completando o núcleo de trabalho do Grupo Casa! Uma salva de palmas para nós!! haha! Mas como sempre, esquecemos, mais uma vez, de tirar uma foto do núcleo. Essa mostra a todos, mas ainda precisamos pegar no pé um dos outros para uma foto de frente de nós sete!


Sobre o Festival

Nós do Grupo Casa achamos imensamente importante o bate-papo pré-apresentação. Sempre antes de qualquer apresentação, festival, etc, formamos uma linda roda, com todos segurando a mão dos coleguinhas.

Ao apertarmos nossas mãos nessa roda, deixamos que toda a insegurança vá embora, passamos e recebemos energias tão positivas, sentimos o mais sincero boa sorte, mesmo que esse nem seja falado. Olhamos para trás e vemos toda a nossa trajetória que, mesmo pequena, não deixa de ser incrível. Sentimos aquele frio na barriga, aquelas borboletas que há tempos não sentíamos, um medo misturado com a vontade de seguir um sonho. Logo após todos esses pensamentos diante a essa roda, gritamos um lindo MERDA, que fica guardado na gente, até o momento em que entramos em cena, e mostramos todo o nosso potencial. (Andreza Bartiê)

A sensação que se sente não da pra explicar. (Roberto Lima)


Lembrando que o Festival é uma mostra competitiva, e aqui os vencedores dos prêmios da noite! Lembrando, também, os cinco prêmios: melhor cena, melhor dramaturgia, e melhores em cena (1º, 2º e 3º lugar).

Yngrid Corsini ganhou, nada mais, nada menos que três prêmios!! Melhor dramaturgia, melhor cena, e primeiro lugar de melhor em cena! Parabéns Yngrid, merecidíssimo!!


Cara sério, muito obrigada a todos que foram ontem prestigiar a cultura, a arte, o grupo casa... mas obrigada mesmo aos meus amigos e família que estavam lá ontem. Foi um momento muito lindo pra mim. Recebi o prêmio de melhor dramaturgia, melhor cena e melhor em cena. E todas as outras 7 cenas estavam lindíssimas, me emocionaram, me fizeram rir. Tava tudo lindo. O prêmio é detalhe. O importante mesmo é receber cada abraço de todos que se importam comigo e estiveram lá e me disseram: continue a fazer isso. Isso sim pra mim é um prêmio. E não posso deixar de agradecer o João que sem ele eu não conseguiria, obrigada por pirar comigo. E pela Ligia e o Fernando que são incríveis sempre. Gente vamos produzir arte, vamos prestigiar arte. Arte muda o mundo! (Yngrid Corsini)

João Francisco Suzin, com os prêmios de melhor cena junto com a Yngrid, e de segundo melhor em cena:


Estou muito muito feliz pelo prêmio de segundo melhor ator em cena e pelo primeiro lugar como melhor cena e melhor dramaturgia. Foi incrível, a sensação é inexplicável! Obrigado Yngrid por enlouquecer comigo, me deixar fazer parte dessa cena e me ajudar a crescer. Muito obrigado! Obrigado especial aos nossos diretores Fernando Lopes e Lígia Prieto por acreditar sempre na gente, obrigado a todo o Núcleo de Pesquisa Cênica do Grupo CASA, obrigado a todos os colegas atores, obrigado a todos os parentes e amigos que prestigiaram o III Festival de Cenas Curtas do Grupo CASA! Espero estar logo em cena novamente! Essa energia é muuuuuuuito louca!! Obrigado, obrigado e obrigado!!!!! (João Francisco Suzin)

Super merecido também, parabéns João!

O prêmio de terceiro melhor em cena foi para Andreza Bartiê:


Um super parabéns para ela, que também mereceu o prêmio!!

Incrivelmente, os dois dias lotaram de maneira que muitas pessoas que foram ao teatro prestigiar as cenas não conseguiram entrar. Pedimos perdão a todos os nossos amigos, parentes e público espontâneo que ficaram pra fora do Teatro Prosa nestes dois dias de festival. Tivemos lotação esgotada no Sábado e no Domingo. Desejamos que no próximo vocês tenham maior sorte. Em Dezembro tem o Quarto Festival de Cenas Curtas. 


Já estamos com saudade deste. O Grupo Casa segue em frente à todo vapor. Deixamos para trás a poeira e seguimos sempre adiante. "Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu".

Foi demais!!! Muito obrigado aos nossos lindos jurados: Kleberson Cespede, Karol Resquim, Marcus Villa Góis e Mauro Guimaraes. Obrigada pelo carinho e sinceridade na votação! Obrigada plateia linda e gigante que estava lá presente nos dois dias, desculpe aos que não puderam entrar, pois estava esgotado. Obrigada Carol Jordao, que fez esse troféu maravilhoso. Obrigada Camila Jordao, que emprestou as gelatinas. Obrigada Regina Ferro pelo carinho e pela confiança. Obrigada aos alunos lindos, que deram o máximo e o melhor para o Festival ser incrível! Obrigada pai, Marcos Gabriel Prieto, por acreditar na gente e por aguentar 100 pessoas dentro de casa o tempo todo. Obrigada núcleo do grupo casa, Thaisa Contar, Yasmim Fonseca Nantes, Kelly Renata Figueiredo, Leticia Campos, e principalmente Luciano Risalde, que se dedicou ao máximo na direção de 4 cenas. Obrigada meu amor Fernando Lopes Lima que me da força todos os dias para vivermos o que mais sabemos fazer: TEATRO! (Ligia Prieto)

Nosso agradecimento também aos meninos do Circo Le Chapeau, pelas incríveis cenas apresentadas na transição de cada cena curta. Arrebentaram, meninos! Parceria fina, que dure para todo o sempre!


Depois de tanto trabalho, partimos para o "Coyote Lanches" para comemorarmos a nossa vitória!


Infelizmente, acabou. Mas calma que em dezembro vem o IV Festival de Cenas Curtas, com mais cenas inéditas para chocar os campo-grandenses! A programação do blog segue com as atividades diárias do Grupo Casa. Mas não queremos nos ver pessoalmente apenas em dezembro. Nosso espaço está aberto para todos! Temos aulas de teatro, aulas de inglês, temos uma biblioteca com mais de 1500 livros esperando para serem lidos, temos eventos de poesias e leituras... enfim, aqui dentro da Casa de Cultura Nildes Tristão Prieto tem muito o que fazer.

Sobre as fotos, com exceção da última, e das artes (cartazes), todas as fotos são de Thiago Costa. O cara manda muito bem! Thiago, muito obrigada pelas fotos incríveis!!! Não dá pra colocar todas aqui, mas quem quiser ver mais fotos do festival, clica no Flickr do Thiago Costa que tem muito mais:

https://www.flickr.com/photos/thiagocostaeu/sets/72157658291102102/with/21236507391/

Na Fan Page do Thiago Costa, também tem muita foto boa do trabalho fotográfico dele. Vale a pena dar uma espiada:

https://www.facebook.com/thiagocostaeu1?fref=ts

E como já foi dito, quem perdeu, perdeu, porque o festival já foi! Eu avisei ;D


É isso! Muito obrigada, também, a todos que sempre passam por aqui para ler sobre os trabalhos do Grupo Casa!

Acompanhe nossas redes sociais para mais informações:

Grupo CASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita virtual. Esperamos sua visita real!

SEGUIDORES