Quem somos

O Grupo Casa - Coletivo de Artistas surge em 14 de março de 2014, quando Ligia Prieto e Fernando Lopes Lima escolhem, por um triste acontecimento, morar em Campo Grande – MS.

Ligia Prieto é diretora, atriz, palhaça e produtora. Tem formação em Psicanálise pela EBP-RJ. Trabalha com teatro desde 2003. Em 2005 ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival sul matogrossense de teatro. Foi integrante da cia Alfândega 88 (RJ) tendo feito parte do elenco de Labirinto, obra dirigida por Moacir Chaves. Com este espetáculo circulou o Brasil no projeto Palco Giratório (SESC) 2014. Em Campo Grande, sua cidade natal, fez parte do elenco de diversos espetáculos e grupos. No Rio de Janeiro, em 2013, foi gerente de cultura da SMPD-RJ, (Secretaria da Pessoa com Deficiência), onde também exercia a função de professora de teatro. Atualmente está na direção geral do Grupo Casa - Coletivo de Artistas, companhia que ajudou a fundar em 2014.

Fernando Lopes Lima é diretor, ator, palhaço e dramaturgo. Estudou artes cênicas na Universidade do Rio de Janeiro - Uni-Rio, trabalha com teatro desde 1987. Foi ator/produtor da Cia Alfândega 88 junto com o diretor Moacir Chaves, o iluminador Aurélio de Simone e grande elenco, com quem recebeu o prêmio Shell de 2013 pelo projeto "Ocupação do Teatro Serrador". Ainda com a Cia Alfandega 88 circulou pelo Palco Giratório (SESC) de 2014 com três espetáculos: "Labirinto", "A Negra Felicidade" e "O Controlador de Tráfego Aéreo". Participou do coletivo inglês "Gob Squad" no espetáculo "Super Night Shot". Dirigiu e atuou em inúmeros espetáculos no Rio de Janeiro e São Paulo. Em Campo Grande - MS, Fernando é diretor e fundador do Grupo Casa - Coletivo de Artistas, companhia que existe na cidade desde 14 de março de 2014.

Em 2013 a mãe de Ligia Prieto falece vítima de Leucemia, logo após ter inaugurado na sala de sua casa a “Casa da Poesia Dra. Alda Garcia”, um espaço artístico onde ministrava aulas de poesia, construção de poemas e declamação de poesia. Nesse momento, Ligia e Fernando se mudam para Campo Grande para dar continuidade a Casa da Poesia, e assim inauguram a “Casa de Cultura Nildes Tristão Prieto”. Uma sala de poesia se transformou num teatro com quarenta lugares, e o espaço onde se dava aula para dez alunos hoje oferece curso para cem pessoas. A Casa de Cultura Nildes Tristão Prieto também conta com uma biblioteca com mais de mil e quinhentos livros aberta ao público.

A Casa é a sede da companhia, e também onde mora a maioria de seus participantes. Em 2014, quando inauguraram o espaço, os diretores selecionaram dentre os alunos aqueles capazes e interessados em serem profissionais de teatro, e foi assim que a companhia iniciou sua formação. Sempre em construção e com um eterno senso de aprendizagem, o Grupo Casa hoje é formado por 9 pessoas: Ligia Prieto, Fernando Lopes Lima, João Celos, Thaisa Contar, Kelly Figueiredo, Febraro de Oliveira, Gabriel Brito, Roberto Lima e Thiago Costa, além da nossa Kombi Teuda Bara. Esse grupo de pessoas está constantemente unido pelo projeto, e se divide em aulas, grupos de estudo e apresentações, fundamentando sua pesquisa cênica através de nossas raízes culturais e históricas, da literatura dramática clássica, moderna e contemporânea. Divide questões através do experimento de materiais não convencionais de dramaturgia, da arte do palhaço, na apropriação das novas mídias e na exploração dos espaços alternativos de representação. 

Atualmente o Grupo Casa – Coletivo de Artistas possui um repertório com mais de 30 espetáculos, entre espetáculos adultos e para a infância, conta em média com cem alunos e dez pessoas na equipe, e entende claramente que este é só o começo de um longo caminho.

SEGUIDORES