dezembro 04, 2018

III PROCESSO EM CENA - 2018 - PEC III


30 horas de dramaturgia, 30 horas de trabalho de corpo, 40 horas de montagem. 

O Processo em Cena é um festival de cenas curtas dos alunos de teatro da turma adulta do Grupo Casa. Todas as turmas de teatro do Grupo Casa enfrentam um Festival de Cenas Curtas, e vivem experiências de cena logo no início do curso, pois não há tempo para perder: o mundo é relação. O festival acontece uma vez por ano e é aberto para os alunos criarem suas próprias cenas e se arriscarem no mundo teatral. 

Com o “Método de Enfrentamento”, ministrado por Ligia Prieto e Fernando Lopes Lima, os alunos enfrentam todo o caminho de produção de uma peça, desde a própria dramaturgia, passando por cenário, figurino, até chegar à atuação. Disciplina, criatividade, loucura e coragem são quesitos necessários para que o aluno embarque com tudo nesse mundo de autoconhecimento e domínio de si próprio que o teatro lhe apresenta. As aulas ministradas são: canto, voz, corpo, interpretação, dramaturgia, construção de história, contação de história, poesia, e outras. O teatro está inteiramente ligado ao desenvolvimento do sujeito, auxiliando em sua própria representação de si diante do mundo. O auto conhecimento, o conhecimento do outro, o conhecimento de seus limites e o tornar real sua própria imaginação levam à construção do ator consciente. A busca pelo ator consciente independe da sua idade.

A partir do desenvolvimento de textos dramatúrgicos e do aprofundamento nas etapas de construção de personagem, são organizadas apresentações de cenas curtas que, antes de tudo, revelam o trabalho do ator em constante pesquisa. Sobretudo, do ator criador. O ator que cria sua essência, sua cena.

Faz parte também do evento, a presença de profissionais das artes que, após a apresentação, expõem suas considerações e possíveis encaminhamentos a respeito de cada cena. O Festival Processos em Cena tem como principal objetivo apontar um caminho para a formação de um ator consciente e criador. Outros objetivos do processo são desvelar os caminhos de produção de um espetáculo e dar ao ator/artista a possibilidade de desenvolver-se através do constante diálogo com o público. 

Essa será a terceira edição do Processo em Cena. A edição acontece na próxima semana, conforme datas e horários:

Dias: de 12 a 14 de Dezembro de 2017.
Horários: As apresentações acontecem a partir das 20h, mas a partir das 19h a casa já estará aberta com feira de artesanato e banca de guloseimas e café.
Entrada: R$20 / R$10 - Antecipadamente todos pagam meia. Na hora vale a inteira (R$20) e a meia (R$10).
Local: Casa de Cultura Nildes Tristão Prieto - sede do Grupo Casa.

PROGRAMAÇÃO DAS CENAS EM BREVE

_____

"Entrar dentro em si e encontrar o mundo inteiro. A vida em um instante. Uma pesquisa individual, mas nunca sozinha. Nunca. A liberdade vem depois. Seria mais fácil se não fosse comigo. Enfrentar-se. Re-existir a partir de mim, do outro, da minha criação. O 3° Processo em Cena surge com a escolha do momento já, bom ou ruim, não importa. O foco é a existência, ou o que ainda nos resta dela. O que resta de nós. Enfrentar 18 dias com mais de 100 horas de trabalho coletivo, em sala de ensaio. Passar por mim e pelo outro. Ser atravessado. Primeiro enlouquecer, depois escrever e tornar a loucura palpável. Palpável. Talvez essa esteja sendo a maior busca desse processo. Depois de escrever no papel, escrever em mim, no meu corpo, a minha loucura, tornar palpável em mim, me tornar palpável. Choros, resistências, risadas, muitas risadas, dúvidas, medo, experimentar tudo e nunca qualquer coisa. Qualquer coisa não serve pra nada. É preciso passar por tudo que me atravessa para eu poder escolher, experimentar, escolher, afinar, assumir, deixar perfeito. Nunca vai estar, não sei nem porque eu insisto, rs. Palavras a partir de mim... Colocar palavras em mim. Existir com palavras, ou sem palavras. Ir além de mim. Todo processo é desafiador, é preciso ter coragem, é preciso ter fome. Em todos os instantes. Se jogar no abismo.", diretora do III PEC, Ligia Prieto.
________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita virtual. Esperamos sua visita real!

SEGUIDORES