maio 11, 2015

Fim da I Mostra Grupo CASA

O último post foi extremamente feliz de se escrever, pois era o dia da estreia da 
I Semana de Teatro Para Todos - Mostra Grupo CASA.

Mesmo que essa semana tenha chegado ao fim, o post de hoje também foi muito prazeroso para mim, pois pude escrever quase tudo que enxerguei nesta semana tão especial.

Relembrando, tivemos quatro espetáculos em seis dias, de terça a domingo, de 05/5 a 10/5:

05/5 - 20h - O Despertar da Primavera
06/5 - 20h - O Despertar da Primavera
07/5 - 20h - O Despertar da Primavera
08/5 - 20h - Baixio dos Doidos
09/5 - 16h - Zion - O Planeta dos Carecas
09/5 - 20h - Amor
10/5 - 16h - Zion - O Planeta dos Carecas
10/5 - 20h - Amor

A estreia se deu com o espetáculo O Despertar da Primavera, obra escrita em 1890 por Frank Wedekind. Este espetáculo tocou corações de muitos, mexeu com os pensamentos de alguns, feriu a ignorância de outros. O Grupo CASA deu início à montagem deste espetáculo no segundo semestre de 2014, quando os alunos de Iniciação Teatral deste ano passaram pelo desafio de interpretar os personagens desta trama. Foram n ensaios, desde cedo até início de madrugada, até chegar ao que os diretores pensavam estar interessante para subir aos palcos. Este ano, ao ser criada esta semana de teatro, os diretores Ligia Prieto, Fernando Lopes Lima e Marcelo Leite decidiram que O Despertar da Primavera seria a grande estreia! Desde sua apresentação em dezembro, houve troca de personagens, chegada de novos atores, novas cenas, nova adaptação do texto, até que se chegasse a uma história com começo, meio e fim, com uma linda contextualização do que realmente é O Despertar da Primavera. Esta peça foi apresentada em três sessões, terça, quarta e quinta, sendo este um novo desafio para os atores em cena, uma vez que muitos ali ainda não haviam tido a experiência de subir aos palcos em uma temporada de apresentações, mesmo que curta. A emoção tomou conta de todos! Alguns choraram, alguns se criticaram, alguns se idolatraram, mas no fim, todos agradeceram. Todos agradeceram pela experiência, pela oportunidade! É uma obra antiga, mas ao mesmo tempo, atual. Uma obra que trata de assuntos polêmicos como abuso sexual, gravidez na adolescência, prostituição, suicídio e homossexualismo. Este espetáculo possui mensagens que devem chegar a muitas pessoas.

ELENCO
Ana Kariny Campeiro, Begèt de Lucena, Eduardo Figar, Fran Dahm, Kelly Figueiredo, Letícia Campos, Ligia Prieto, Luciano Risalde, Thaisa Contar, Vini Ferreira, Yasmim Fonseca e Yuri Tavares.


----------------------------------------------

No quarto dia da mostra, pudemos rever o monólogo Baixio dos Doidos, antigo Um Gole e Um Trago. Neste monólogo, Begèt de Lucena conta sua vida pessoal. Em se tratando de um monólogo, onde não se ocupa todo o espaço do palco, onde o ator não sai de cena em nenhum momento, foi-se decidido que doze pessoas subiriam ao palco para assistir a este espetáculo de perto, do ladinho do ator. Este dia foi muito especial para ele, pois sua mãe estava entre essas doze pessoas. Nem preciso dizer que o ator chorou em cena, emocionado com a presença de sua mãe que faz parte da história que estava sendo narrada. A apresentação foi linda, como sempre é. A iluminação deste monólogo é um espetáculo à parte, o que nos prende mais ainda a atenção!

APRESENTAÇÃO
Begèt de Lucena, com participação de Bruno Loiácono.


----------------------------------------------

No quinto dia e no sexto dia, que já era sábado e domingo, foram duas apresentações.

Zion - O Planeta dos Carecas foi incrível, emocionante! A história deste espetáculo é baseada no livro O Planeta dos Carecas de Ariadne Cantú. Fernando Lopes Lima adaptou a história do livro infantil para uma linda peça teatral, que trata do câncer na infância. Este espetáculo foi apresentado, pela primeira vez, em outubro de 2014. De lá pra cá, a peça ganhou um novo personagem, sofreu troca de atores, ganhou novos figurinos, e está cada dia mais fofa. Nos dois dias, antes da apresentação, os atores estavam naquele momento de tensão gostosa, sabendo que subiriam no palco com o objetivo de fazer dezenas de crianças rirem muito com uma professora esquisita, uma mãe desengonçada, um gordinho, um comprido nerd, um japa, uma namorando, um emburrado, um elétrico e uma cutucante. Apresentar esta peça foi muito gostoso, mas sem dúvidas, mais gostoso ainda foi o depois, quando tiramos várias fotos com as crianças, e ouvimos fofuras que elas falavam, como chamar os atores pelos nomes de seus personagens, perguntar por que são crianças tão altas e por que a mamãe tinha bumbunzão, pedir pra experimentar os biscoitos de Zion, e muitas outras fofuras! Definitivamente, esta é uma peça que precisa percorrer muitos públicos, para passar sua mensagem para muitas crianças (e adultos também).

ELENCO
Ana Kariny Campeiro, Bruno Yudi, Fran Dahm, Igor Benites, Kelly Figueiredo, Letícia Campos, Luciano Risalde, Thaisa Contar e Yuri Tavares.

Foto pós-apresentação, com Ariadne Cantú e várias crianças apaixonadas pelos habitantes de Zion:


-----------------------
-----------------------

Amor foi simplesmente o melhor espetáculo da semana! No domingo, tivemos casa quase cheia, um sucesso visto a cidade que estamos, pois era dia das mães, estava friozinho e chuvoso, tudo impedia a ida do campo-grandense ao teatro. Mas conseguimos chamar público para prestigiar este espetáculo. As apresentações em si foram perfeitas. Usei a palavra 'perfeitas' porque eu acompanhei o que os atores passaram para chegar neste momento, assisti aos ensaios com texto na mão, acompanhando cada palavra por eles dita, e eu vou dizer: que texto complexo, que texto incrível! Fernando Lopes Lima conseguiu uma história em que existe uma briga de casal do começo ao fim, mas que em nenhum momento ela se torna cansativa. Não! A cada minuto, o texto nos prende mais a atenção! Além do texto muito bem montado, há as músicas, todas oitentistas, uma vez que a peça se passa nos anos 80. É a briga de casal que todos gostaríamos de ter! Conseguimos lotar o teatro logo na estreia deste peça, os atores foram super ovacionados pelo público! Após os agradecimentos, os atores pediram que o público esperasse que eles trocassem de roupa para conversar sobre a peça, e esperaram, e conversaram! Isso emocionou muito os atores, foi um sucesso! Definitivamente, este é um trabalho criativo e original que merece muitos elogios e muitos públicos.

ELENCO

Begèt de Lucena, Bruno Loiácono, Ligia Prieto e Vini Ferreira, com participação de Luciano Risalde.


-----------------------
-----------------------

Eu já disse tanta coisa, mas acho que não disse nada. Para entender o calor desta semana, foi preciso ver tudo. E que esse calor tenha contagiado a todos que apareceram nos dias da I Mostra Grupo CASA de Teatro, para que mais e mais pessoas passem a ter o costume de ir ao teatro, esta arte tão antiga, tão bela e tão necessária na vida de todos nós.

Enfim, foram os seis dias mais importantes de nossas vidas. Obrigado ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Obrigado a todos os queridos amigos que trabalharam por este evento. Obrigado aos Deuses. Obrigado ao público que compareceu em massa. Só temos motivos para comemorar.

E que venham mais semanas de Mostra Grupo CASA de Teatro!


Acompanhe nossas redes sociais e saiba de tudo que acontece por aqui!

Grupo CASA
site | blog | facebook | twitter | instagram


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita virtual. Esperamos sua visita real!

SEGUIDORES