maio 30, 2015

Mostra Vídeo Índio Brasil

Ontem, o Grupo CASA marcou presença na Mostra Vídeo Índio Brasil, que está rolando no Armazém Cultural Helena Meirelles, na Esplanada dos Ferroviários, em Campo Grande/MS. 

A mostra apresenta obras e conteúdo audiovisual tendo o índio como tema principal. Todo material sendo apresentado foi produzido por indígenas e não-indígenas.


Há, também, uma exposição fotográfica das edições anteriores dessa mesma mostra, além de uma pequena feira de produtos indígenas.

Que tal uma selfie onde a fotógrafa tira foto com uma mão & não sabe o que fazer com a outra mão? Só pra mostrar a galerinha!


Assistimos ao curta de Ana Patrícia Nassar, Uma lei para Todas, o qual conquistou terceiro lugar no Primeiro Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha, promovido pelo Congresso Nacional do Brasil, TV Câmara e Banco Mundial. O documentário se refere à Lei Maria da Penha, retratando a dificuldade das mulheres no acesso às delegacias. É um curta de dez minutos de duração, que conta as histórias de indígenas vítimas de violência doméstica. No vídeo, a indígena Lucília Lemes fala sobre a violência que sofreu pelo marido, e diz que a delegacia recusou atendê-la

Após, foi transmitido o longa de Andrea Tonacci, Serras da Desordem, que mistura um pouco de ficção com um pouco de documentário. É um documentário de duas horas e meia de duração, que fala sobre a vida de Carapirú, único índio restante de uma tribo indígena incendiada por fazendeiros do interior do Maranhão. No momento do incêndio, Carapirú estava distante da tribo e, quando percebeu que não tinha mais para onde ir, passou anos de sua vida caminhando sem rumo, até se encontrar com uma série de pessoas com quem se relaciona mesmo não entendendo o português. Depois de dez anos, a FUNAI encontra Carapirú a 2000km de sua terra.


Após a apresentação, ainda há um debate para troca de ideias. As indígenas participantes do curta estavam presentes e puderam conversar sobre sua história.

A mostra Vídeo Índio Brasil segue até 31 de maio, com sessões sempre às 19h30. A quem interessar, há maiores informações na página do evento:  

Acompanhe nossas redes sociais para maiores informações:

Grupo CASA
site | blog | facebook | twitter | instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita virtual. Esperamos sua visita real!

SEGUIDORES