setembro 19, 2017

Diário de Bordo :: 19/09/2017



Terça-feira. Enfim começamos, oficialmente, o ETECA! Nosso dia foi, mais uma vez, direcionado à organização da casa. Acho que somos ótimos anfitriões. Hoje contamos com a grande ajuda da pequena Amanda. Nos dividimos em tarefas. Limpar o chão. De dentro e de fora. Aguar as plantas. Da casa e da rua. Organização geral. Rerranjo de móveis. Cômodos de cara nova. Varal com os textos dos espetáculos infantis da Mostra Grupo Casinha. Cachorros confusos. Casa bonita. Deitamos no chão mais próximo para um descanso antes de receber a todos.


E a galera ia chegando. Amigos. Artistas. Artistas amigos. Alunos. Professores. Pais e mães. Casais. Sentamos em uma grande roda dentro do teatro. Fernando começou o bate papo falando sobre o Grupo Casa, sobre sua formação e porque escolheu o teatro. Sobre política. Sobre cidades. Sobre artistas. Sobre leis. Sobre valorizar a arte. Sobre valorizar o teatro. Sobre o teatro na escola. Sobre a importância do teatro ser parte da educação infantil. Ligia deu continuidade falando sobre sua mãe. Sobre o histórico da casa de cultura. Sobre o histórico do Grupo Casa. Sobre o nosso modo de trabalho. Sobre nossa esperança na criança. Assistimos a três rápidos vídeos antes do bate papo. Debatemos os vídeos. Debatemos o tema da roda de conversa. Debatemos até às 22h. Mas não conseguimos chegar ao fim que buscávamos. Precisávamos de mais tempo. Muito tempo. Pedimos a todos os envolvidos que enviem um feedback do bate papo por mensagem para que possamos concluir nosso objetivo, que é a confecção da cartilha "Como viver a arte na infância". A cartilha será distribuída em todas as instituições que trabalham diretamente com crianças e adolescentes, e a todos os interessados que se inscreverem. Porque a luta pelo futuro e pelo amor é de todos nós!

"Educar é tirar do outro o melhor dele"


Enquanto isso, a filhota da Michele brincava com a mãe. A única criança presente no encontro. Hoje era um dia mais voltado para adultos. Não prendemos a atenção dela com o bate papo, mas a casa a chamava a todo momento. Inquieta, a pequena não queria parar de conhecer todos os cantos da casa. Logo conheceu a biblioteca do espaço kids. E lá ficou por um tempo. Encantada com os livros e as cores, a pequena voltou para o espaço diversas vezes. E chamava adultos que não conhecia para ler os livros com ela. E convidava outros adultos que não conhecia para se divertir com ela assistindo aos cachorros brincando. E chamava outros adultos que não conhecia para brincar com seu brinquedo confeccionado com objetos recicláveis, feito em casa. Sem medo de sorrir. É isso. É por essa atitude que ainda acreditamos no ser humano. É por ela. É por todas as crianças que fazemos este encontro. Precisamos da arte. As crianças acima de tudo. Assim, nosso coração se satisfaz!



Ah! Não custa nada lembrar que nosso querido Tamanduá Café estará com a gente durante toda a semana! Café, chá, brownie e palha italiana da melhor qualidade! Porque na vida, nós todos precisamos de um pouco de café e de uma boa dose de amor. Também temos Feira Artesanal para Crianças do ateliê da Ramona Rodrigues. Muitos mimos! Vem conhecer!!



O ETECA acontece na Casa de Cultura Nildes Tristão Prieto até Sexta-feira. No Sábado e no Domingo, o encontro passa para o Teatro Arena Bosque - Espaço Grupo Casa lá no Shopping Bosque dos Ipês. Fique ligado na programação e vem com a gente!!


Grupo Casa - Coletivo de Artistas

19/09/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita virtual. Esperamos sua visita real!

SEGUIDORES