janeiro 30, 2017

DIÁRIO DE BORDO: 29/01/2017 - PIMENTA

Pimenta, nova moradora e protetora da Casa de Cultura Nildes Tristão Prieto
 Acordamos em horários diferentes. Começamos por volta das 9:00. Nos encontramos no café da manhã. Ligia e Fernando leram o diário de bordo do dia anterior e fizeram revisões. O texto precisava ser enxugado. Febraro e Samuel se debateram para fazer as melhorias. O texto foi editado três vezes. Há quem diga que ficou parecendo uma receita de bolo. Por falar em bolo, Fernando preparou um bolo integral de baunilha e cobriu com açúcar mascavo. Todos se refastelaram. Começamos o dia com sobremesa. Gabriel atualizou a capa de nossa página do Facebook com uma arte nova da Turma do Bagacinho em desenho. Colocamos em nossos Facebooks pessoais também. Ligia começou o preparo do almoço. Parecia um evento. Tínhamos polenta e soja. Roberto se juntou à missão. Enquanto isso, Fernando assistia ao vídeo de nossa peça Romeu e Julieta, apresentada no dia 22/01/2017 em nosso teatro de bolso. Se debruçou com carinho sobre a peça e disse que sentia saudade. Queremos fazer de novo. Gabriel, Samuel e Febraro se juntaram ao debruçamento. Na cena em que Romeu e Julieta tentam um beijo, foram interrompidos por Edson, aluno que vinha buscar sua carta de recomendação para uma faculdade de Artes Cênicas nos Estados Unidos. Na cena em que Mercucio morre, foram interrompidos pelo almoço. A teoria de que o almoço era um evento foi comprovada. Havia polenta com carne de soja e queijo, arroz integral, batata doce frita na manteiga e saladas diversas. Nos apertamos na mesa da cozinha e almoçamos. Éramos seis. Gabriel provou polenta pela primeira vez e gostou. Yasmim chegou com um vestido diferente do que saiu. Bonito e colorido. Havia ganhado de presente.
 Após o almoço, Roberto se instalou no teatro para ler "Como eu era antes de você". Gabriel treinou flauta. Ligia e Fernando tiveram um programa romântico: comprar vasos de planta e plantas novas para a casa. Procuraram cebolinha em dois mercados diferentes e não encontraram. Voltaram com pimenta e lírios da paz. Gabriel e Ligia se aventuraram nas plantações. O boldo foi trocado de lugar e agora mora no vaso amarelo. Fernando lavou nosso carro. Yasmim iniciou a leitura de "Mar morto", livro de Jorge Amado. As passagens do livro a fizeram pensar em acordes menores, que a levaram até Trocando em miúdos, música de Chico Buarque. Compôs uma música bonita no violão a partir disso. Dividiu o resultado com Samuel e Febraro. Depois, os meninos foram ao cinema assistir Resident Evil 6. Diversão hollywoodiana. Ligia, Yasmim, Fernando e Roberto se reuniram no teatro. Fizeram as unhas, leram, brincaram com os cachorros. Posteriormente, mudaram o lugar de encontro para a cozinha. Fizeram um lanche maluco que envolvia pão de mel e bife, sobras do almoço numa frigideira e Nescau Cereal. Tomaram chá. Aos poucos, cada um tomou seu canto. Ligia e Fernando se recolheram. Gabriel escrevia uma peça de teatro para o seminário da faculdade. Yasmim continuava fazendo descobertas no violão a respeito de "Mar morto". Estava encantada com o livro. Febraro e Samuel chegaram do cinema animados com a ação do filme. Se encontraram os quatro. A reunião foi no quarto de Yasmim. Conversaram sobre o dia. Thiago, nosso fotógrafo, deu boas notícias sobre um trabalho importante. Ficamos felizes por ele. 
 Nos despedimos com "boa noite" e "eu te amo" pelo grupo do Whatsapp. Nos encontramos com carinho no final do dia. Os encontros foram naturalmente se desfazendo pela necessidade de dormir. Dormimos. Amanhã outro encontro se faz pela necessidade um do outro. Amanhã nem existe. Hoje existiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita virtual. Esperamos sua visita real!

SEGUIDORES