fevereiro 06, 2017

DIÁRIO DE BORDO: 05/02/2017

   Acordamos por volta das 10:00 para tomar café da manhã na pousada. Ligia e Fernando acordaram antes. Samuel e Febraro depois. Fomos conhecer a cachoeira Meia Lua. Limpamos nossas energias na água. Fomos à um restaurante próximo e almoçamos filé mignon, fettuccine e carne de porco com gengibre com merecidos outros nomes elegantes. Tomamos um ótimo vinho. Voltamos à pousada. Tomamos café da tarde e aproveitamos a piscina. Ligia e Fernando discutiram uma possível peça adulta nova. Falaram sobre estudar teatro narrativo, o entendimento da grandiosidade presente nas coisas simples e montar o espetáculo pensando no espaço que temos em nosso teatro de bolso. Da necessidade de tornar nossa rotina de trabalho mais funcional, foram ao redário da pousada organizar nossa agenda. Febraro continuou sua leitura de "A Náusea" de Sartre. Todos dormimos. Chovia. Saímos para jantar mesmo assim. Fomos à uma pizzaria mediterrânea e pedimos bruschettas. O sal nos afugentou. Voltamos ao primeiro bar de jazz que fomos no nosso primeiro dia em Pirenópolis. Pedimos chás diversos, salada com queijo e manga e uma focaccia. Começamos a falar sobre poesia e palavra em tom de brincadeira. Resolvemos jogar um jogo: cada um escrevia um verso até que todos os versos virassem uma poesia só. O jogo rendeu quatro: "A chegada", "Rocha Rosa", "Meu corpo" e "Erros repetidos". Nos encantamos. Lemos em voz alta. Dividimos aqui.

A CHEGADA
As casas que vejo
E os sapos iniciam a noite!
Suas unhas verdes anunciavam uma tragédia
Os ratos dançam ao som de jazz
Nadando em mim
Enquanto isso, uma palavra brota na casca de uma árvore
A espinha do rosto borbulha com o calor da vela
É o começo do início da primavera.

ROCHA ROSA
Não me olhe sem mim
Preciso ser salva de mim
Solitários são os azeites sem função
Mas uma mulher acabou de cantar
Forte como uma rocha rosa
As cores me perseguem com suas culpas
Só não me junto às suas mãos por falta de coragem
E todos dançam ao som da Lua!

MEU CORPO
A saudade me traz a brisa de volta
Por trás do natural existem os monstros azuis aquáticos e mal agradecidos
Meu corpo, tua casa
As suas curvas fáceis
Mas eu continuo me perdendo nos castanhos maldosos de seus olhos
Me ajude a me salvar das competições
Só sei navegar com você
E os originais como cópias
Cansei de brincar.

ERROS REPETIDOS
O amarelo lá fora me enfrenta outra vez
Tenho medo dos erros repetidos
Queria falar em espanhol
A nata transbordou do bule
Sou uma acendedora de lamparinas
Irei estrelar um susto
Você ainda quer fugir comigo?
Tartarugas velhas amam
Como uma lesma no sal eu me desfaço por você
Esse jogo eu não jogo
Sua ansiedade me transforma em ti
E no fim tudo é começo.

   Tomamos mais chá e conversamos sobre nossas poesias. Fizemos ligações e conexões com as palavras do outro. Brincamos sobre criar um poeta pseudônimo e lançar um livro. Pirenópolis tem o poder de impregnar poesia. Dá vontade de mudar para cá. Vamos vender poesia, música, teatro e desenho. As potências de cada um. Voltamos para a pousada. Não nos separamos. Estamos todos deitados no mesmo quarto, rindo e escrevendo. 

   Em Campo Grande, acordaram por volta das 10:00. Organizaram a casa e a bagunça dos cachorros. Todos almoçaram com suas famílias. Retornaram ao Grupo Casa por volta das 16:00. Bibi voltou de viagem e passou para nos dar um beijo. Receberam Rodrigo Portela, diretor de teatro e amigo de Fernando que estava na cidade para dar uma oficina para uma agência de modelos e atores. Conheceu nossa casa, falou sobre teatro e prometeu voltar para nos dar uma oficina. Encontro legal. Yasmim e Gabriel pediram pizza e se refastelaram. Vão dormir.

  Vivam as chaves que giram. Pelas viagens e pelos encontros. As viagens tem a vantagem da transformação e os encontros também. Não digo "poder de transformação" simplesmente porque acho chato. La crema desbordó el vaso de agua. É assim que se diz "A nata transbordou do bule" em espanhol, segundo os tradutores virtuais. Poesia continua. O diário de bordo só não terminou com uma boa frase pois não anotamos quando ela surgiu.


05/02/2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita virtual. Esperamos sua visita real!

SEGUIDORES