fevereiro 10, 2017

DIÁRIO DE BORDO: 09/02/2017

   Acordamos todos por volta das 8:00. Arrumamos a mesa da sala para um grande café da manhã. Recebemos o trio de músicos argentinos e o professor de violão de Fernando e Yasmim. Cada um teve uma hora de aula. Os músicos argentinos passaram a manhã conosco conversando sobre música. Mostraram seu trabalho. Ligia organizou um projeto de espetáculos e oficinas para outra cidade. Fernando fez o almoço. Também aconteceu na sala. Tapiocas. Na mesa do almoço, Ligia contou uma ideia incrível que teve. Embarcamos. Aguardem. Limpamos o teatro e a casa para receber os alunos. Ligia continuou trabalhando no projeto. Kelly trabalhou nas planilhas financeiras. Samuel e Febraro trabalharam na dramaturgia de seus textos para a nova etapa do festival Processo em Cena.

   17:30. Aula de teatro para crianças de 2 a 4 anos. Dez estavam marcadas para a aula experimental. Apareceram quatorze. Se alongaram e se aqueceram pelo espaço. Andavam, congelavam e mexiam apenas uma parte do corpo. Andavam e produziam um som. Um por um apresentou o som e os outros repetiam. Fizeram três grupos e escolheram seus personagens. Montaram a história e chegou a hora de experimentar a cena. Todos na coxia. Apresentaram histórias de bruxos, princesas, foguetes, gatos e cavaleiros. Deram as mãos numa roda e foram repassando toques. Fizeram o primeiro Toi Toi Toi da vida. Fim da aula.

   19:30. Aula da turma adulta. Andamos no espaço como cientistas do próprio corpo, experimentando de olhos fechados e abertos, os corpos juntos. Andamos pelo espaço como cientistas da palavra. Nos exercitamos falando nossos textos e respirando com o diafragma. Sem parar. Ficamos por um tempo montando uma partitura corporal cansativa enquanto o texto era falado usando respiração diafragmal e modulação de voz. Todos na coxia. Um por um apresentou as descobertas. Hora de limpar as partituras. Treinamos novamente e repetimos. Teatro é arte da repetição. E dói. Doeu. Fim da aula.

   Limpamos o teatro. Decidimos jantar sopa. A ideia logo foi descartada e nos aprontamos para comer fora. Conhecemos o furgão dos músicos argentinos e achamos incrível. Queremos um. Fomos numa hamburgueria que abriu recentemente perto de casa. Ficamos com medo de nos arrependermos. Não nos arrependemos. Tudo era muito bom e gostoso. A música era agradável. Parecia Tim Maia mas era americano. Usamos a famosa frase "Vou fazer meu aniversário aqui". Coisa séria. Ligia só não entendeu o hamburguer vegano de grãos que era frito. Pagamos e voltamos para casa. Fizemos os planos de trabalho para amanhã. Iniciamos nossa primeira hora de descanso do dia. Estamos nos aprontando para dormir. 

   Os diafragmas terminam o dia cansados. O Grupo Casa tem o prazer de estreitar diafragmas e relações. Amanhã tem mais. Nossa agenda já tem nove coisas para amanhã. As agendas são teoria. Na prática, quatorze crianças fizeram aula de teatro pela primeira vez. Os cachorros sujaram a casa toda de terra. Os alunos da turma adulta saíram molhados de suor. Viva a prática. Teatro é prática. É a coisa. 


09/02/2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita virtual. Esperamos sua visita real!

SEGUIDORES